Pular para o conteúdo

A Deliciosa macarronada à bolonhesa de família

Quem não adora uma boa macarronada? Esse prato tradicional da culinária italiana conquistou o coração de muitas pessoas ao redor do mundo. E hoje eu vou compartilhar com vocês a receita da macarronada da minha querida vovó, que é simplesmente maravilhosa!

A história dessa receita remonta aos tempos em que minha vovó ainda era uma jovem aprendiz na cozinha. Ela aprendeu essa receita com a sua própria avó, que por sua vez a recebeu de sua mãe. Ou seja, essa macarronada já é passada de geração em geração há mais de um século!

Ingredientes:

  • 500g de macarrão tipo espaguete
  • 1kg de carne moída
  • 2 cebolas médias picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 lata de molho de tomate
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • 1 colher de sopa de óleo
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • Orégano a gosto
  • Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo:

  1. Em uma panela grande, coloque água para ferver e adicione sal a gosto.
  2. Quando a água estiver fervendo, adicione o macarrão e cozinhe conforme as instruções da embalagem.
  3. Enquanto o macarrão cozinha, em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourarem.
  4. Adicione a carne moída e cozinhe até que fique bem dourada.
  5. Acrescente o molho de tomate, o extrato de tomate, o sal, a pimenta e o orégano. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo.
  6. Escorra o macarrão e coloque-o em uma travessa.
  7. Despeje o molho por cima do macarrão e misture delicadamente.
  8. Polvilhe queijo parmesão ralado por cima e sirva quente.

E pronto! Sua macarronada está pronta para ser saboreada. Essa receita é perfeita para reunir a família em um almoço de domingo ou para impressionar os amigos em um jantar especial.

Um pouco da história desse prato maravilhoso!

A macarronada à bolonhesa, também conhecida simplesmente como “espaguete à bolonhesa”, é um prato de origem italiana que se popularizou em todo o mundo. A história dessa deliciosa preparação remonta à cidade de Bolonha, na região da Emília-Romanha, no norte da Itália.

A versão original da bolonhesa é conhecida como “Ragù alla Bolognese” em italiano. A palavra “ragù” refere-se a um molho de carne cozido lentamente, e a cidade de Bolonha é famosa por sua rica tradição culinária.

Acredita-se que a receita original de Ragù alla Bolognese tenha sido desenvolvida no século XVIII. Era um prato preparado com carne bovina moída ou picada, cozida com legumes, vinho e tomate, e servido tradicionalmente com tagliatelle, uma massa achatada e mais larga do que o espaguete.

A preparação autêntica da bolonhesa é caracterizada por ser um molho de carne extremamente saboroso e rico em textura. Os ingredientes incluem carne bovina, pancetta (um tipo de bacon italiano), cebola, cenoura, aipo, vinho, leite, polpa de tomate, e o cozimento lento é essencial para permitir que os sabores se desenvolvam plenamente.

O prato foi introduzido em outras partes da Itália e eventualmente ganhou popularidade internacional. Nos países de língua inglesa, como nos Estados Unidos e no Reino Unido, o prato é frequentemente chamado de “espaguete à bolonhesa” e é servido com espaguete, embora essa variação não seja autenticamente italiana.

Hoje, a macarronada à bolonhesa é um prato amado em todo o mundo e frequentemente adaptado para se adequar a diferentes gostos. Cada região pode ter suas próprias variações, mas a essência do prato continua sendo a combinação de um molho de carne rico e saboroso com macarrão. É um clássico da culinária italiana que atravessou fronteiras e se tornou uma iguaria internacionalmente reconhecida.

Vamos aproveitar para fazer coxinhas também???

2 comentários em “A Deliciosa macarronada à bolonhesa de família”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *